Coentro: Para Que Serve e Propriedades

O coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora o seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.

Algumas pessoas não gostam do coentro devido ao seu gosto forte e porque ele praticamente esconde os outros sabores do prato. É possível, no entanto, utilizar o coentro na salada, no suco verde ou até mesmo como chá, com receitas que permitem obter todos os benefícios do coentro sem precisar comprometer o paladar.

O coentro pode ser encontrado na forma de folhas frescas ou sementes, sendo que ambos possuem propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo.

 

Veja alguns benefícios do coentro para uma boa saúde:

 

1. Controla as taxas de glicose no sangue

O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante, combatendo radicais livres.

Numa pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea.

 

2. Diminui a pressão arterial

Mais um dos benefícios do coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão. O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. O balanço entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

 

3. Melhora a Digestão

São utilizadas há séculos pelos povos asiáticos para auxiliar no tratamento de distúrbios digestivos como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isto ocorre devidos a capacidade do coentro de estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases.

O coentro também estimula o peristaltismo, ou seja, os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Isto torna o coentro um laxante suave e natural. Já as folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vómitos e diarreia.

 

4. Elimina metais pesados

O coentro pode ser um aliado a eliminar metais como o alumínio, chumbo e mercúrio do nosso corpo, de maneira simples e natural.

 

5. Fornece Vitamina C

O coentro é uma excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno. Além de fortalecer o sistema imunitário, a vitamina C também atua na formação de colagénio, nutriente essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele.

 

6. Atua como Antibacteriano e Antifúngico

Um composto conhecido como dodecenal presente nas folhas do coentro é o responsável pela capacidade da planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela.

 

7. Acalma a mente

É um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo stresse. O sumo de coentro, salsa e pepino é uma boa forma de repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia.

 

8. Combate a insónia

O coentro melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do stresse. Assim, o coentro contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

 

9. É um anti-inflamatório natural

O coentro possui atividade anti-inflamatória que permite aliviar dores causadas por condições inflamatórias como artrite e também reduzir pequenos inchaços. Esta propriedade também protege o sistema nervoso contra os danos causados por doenças degenerativas.


Outras Receitas