Testemunho Mónica Amaral

Mónica Amaral

“Sempre tive excesso de peso, mas foi mais evidente a partir dos meus 9 anos de idade.”

Sempre tive excesso de peso, mas foi mais evidente a partir dos meus 9 anos de idade.


Na altura em que passei para uma escola maior e entrei na fase da pré-adolescência acabei por sofrer o que muitos jovens sofrem com excesso de peso. Muito embora não tenha deixado que isso me afetasse, acabei por encontrar mecanismos de defesa e até mostrava ter destreza física, tendo frequentado o desporto escolar em várias modalidades e tendo até me federado em andebol feminino.


No entanto a minha adolescência acabou por ficar marcada por alguns momentos nomeadamente aqueles em que “gozavam” comigo chamando-me “baleia assassina” ou "que ocupava muito espaço"...


Como qualquer pessoa com excesso de peso, já na fase adulta acabei por experimentar várias dietas, mas para variar veio uma dieta e não uma mudança de hábitos alimentares. Frequentei vários ginásios e em todos eles fazia atividade física de "alto impacto" (body combat por exemplo) mas comecei a sentir algumas dores articulares que me avisavam que o excesso de peso não estava a ser bem suportado pelos meus joelhos por exemplo…


Agora com 38 anos e após uma gravidez (que pensei nem ser possível pois estava com 115 kg) sinto vontade em mudar a minha vida e agora não tenho só vontade em mudar por mim mas também pelo meu filho Tomás que quero ver crescer e acompanhar esse crescimento com força e saúde.


Depois da gravidez (em que até perdi 9kg) estou neste momento com esse peso recuperado e até aumentei, tendo neste momento um máximo registado de 121 kg.


Sou hipertensa medicada e não posso deixar que esta situação se arraste mais…


Preciso de mudar, mas honestamente tenho que admitir que não o consigo fazer sozinha. Preciso de aprender a comer e a saber dosear o que como e aliar isso a exercício físico adaptado ao que o meu corpo e o meu organismo precisa…


Tenho confiança no caminho que vou começar a percorrer e escolhi o melhor parceiro para me acompanhar o Fitness Hut.